* Comando "Junto"
Partindo da posição básica, o cão preso na guia deve seguir alegremente seu condutor sob o comando "Junto". No começo do exercício, o condutor deve andar em linha reta pelo menos 40 a 50 passos sem parar, executar a meia volta e, após andar mais uns 10 a 15 passos, passar para trote e depois para passo lento. O trote e passo lento devem ser mostrados durante pelo menos 10 passos. Em passo normal deve ser executada uma conversão à direita, outra à esquerda e uma meia volta. O cão deve manter seu ombro na altura do joelho esquerdo do condutor, sem avançar, atrasar ou desviar lateralmente. A meia volta deve ser executada à esquerda. Após a ultima meia volta e após andar alguns passos, o condutor deverá parar e o cão sentar-se ao seu lado.
Somente ao iniciar a marcha e nas mudanças de velocidade é permitido ao condutor dar o comando "Junto". Quando o condutor para, o cão deve sentar-se a seu lado sem influencia alguma. O condutor não pode mudar da posição em que parou e principalmente, não pode se aproximar do cão quando este sentar-se afastado.
Durante todo o exercício a guia deve permanecer na mão esquerda do condutor, sempre frouxa. Por indicação do juiz o condutor e seu cão devem passar por um grupo de pelo menos quatro pessoas, parando uma vez ao lado de uma delas. O grupo estará em constante movimento e as pessoas cruzando-se entre si. Após a parada, o condutor agradece ao grupo e conduz o cão para a posição inicial.
Atrasar, adiantar, desviar para os lados e demora do condutor nas mudanças de direção constituem faltas.
2) Condução sem guia e controle de nervos (20 pontos)
* Comando "Junto"
Por ordem do juiz o condutor, na posição básica, tira a guia do cão, colocando-a no bolso ou pendurando-a no ombro. Em seguida, com o cão ao seu lado, dirige-se ao mesmo grupo de pessoas, devendo contornar essas pessoas, ao menos uma vez pela direita e outra pela esquerda, fazendo um movimento em forma em forma de 8, e parar pelo menos uma vez no meio do grupo. A seguir, partindo da posição básica, executa os exercícios descritos no nº 1. Durante a execução destes exercícios (mas não quando atravessa o grupo de pessoas) são dados dois tiros (calibre 6mm). O cão deve mostrar-se indiferente. Se mostrar medo deve ser eliminado da prova imediatamente. Se tiver ímpetos de atacar, mas permanecer sob controle de seu condutor, apenas comete falta leve. O total de pontos só poderá ser dado se o cão permanecer indiferente.
Execução da prova:
Deve ser dado valor especial à indiferença ao tiro. Os tiros devem ser dados de uma distância aproximadamente de 15 passos, e com intervalos de 5 segundos. Se o cão, ao ouvir o tiro, fugir do condutor, deverá ser eliminado da prova imediatamente.
Se o juiz tiver duvidas sobre a sensibilidade ao tiro, podem ser dados tiros adicionais, a 15 passos de distancia do cão.
A prova de indiferença ao tiro é feita somente durante os exercícios nº2 (acompanhar sem guia) e nº8 (deitar com distração).
3) Sentar durante a marcha (10 pontos)
* Comando "Senta"
Partindo da posição básica, o condutor anda em linha reta, acompanhado do cão sem guia.
Após andar pelo menos 10 passos, dá a ordem "Senta" e o cão deve sentar-se rapidamente, sem que o condutor interrompa o ritmo de seus passos ou olhe para trás. Após mais 30 passos o condutor pára, virando imediatamente de frente para o cão e, por ordem do juiz, volta para o cão colocando-se ao seu lado direito, na posição básica.
Avaliação de Falta:
Se o cão em vez de sentar-se ficar parado ou deitar-se, serão descontados até 05 pontos.
4) Deitar-se durante a marcha e aproximar-se ao chamado (30 pontos)
* Comando "Deita", "Aqui" e "Junto".
Partindo da posição básica, o condutor anda em linha reta, acompanhado do cão sem guia. Após andar 10 passos, dá a ordem "Deita" e o cão deve deitar-se rapidamente sem que o condutor interrompa o ritmo de seus passos ou olhe para trás. Após mais 30 passos o condutor pára virando-se imediatamente de frente para o cão e, por ordem do juiz, chama o cão, o qual deve aproximar-se alegremente e com rapidez e sentar-se em frente e bem perto do condutor. Ao comando "Junto" deve sentar-se à esquerda do condutor (posição básica).
Avaliação de Faltas:
Se em vez de deitar-se, o cão ficar parado ou sentado, mas aproximar-se corretamente ao seu chamado, serão descontados 15pontos.
5) ficar deitado com distração (10 pontos)
* Comandos "Deita" e "Senta"
Antes do começo do exercício de obediência de outro cão participante, o condutor faz seu cão deitar, a cerca de 40 passos de distância do local onde se realiza a prova, sem deixar a guia ou outro objeto qualquer ao seu lado. Sem sair do campo visual do cão, o condutor se afasta 30 passos do mesmo, sem olhar para traz e permanece calmamente de costas para o cão. Este deverá permanecer deitado, sem nenhuma influência do condutor, enquanto o outro participante executa os exercícios de nº 1 a nº 6, após o que o condutor vai buscar o cão.
O condutor dever permanecer no lugar indicado pelo juiz, de costas para o cão, até receber ordem para ir buscá-lo, quando devera colocar-se ao seu lado direito e dar o comando "Senta".
Avaliação de Falta:
Qualquer ajuda furtiva ou movimentação do condutor constituirão faltas. Se o cão levantar-se quando o condutor a ele se dirigir no final do exercício, também constituirá falta e perderá pontos.
Se o cão sentar-se ou levantar-se, mas não sair do lugar, terá uma avaliação parcial.
Se o cão se afastar do lugar mais de 3 metros, antes do termino do 3º exercício (sentar durante a marcha) do outro concorrente, serão descontados 10 pontos.
Se ele sair do lugar após o 3º exercício, poderá receber somente avaliação parcial.
Se o cão levantar-se e andar em direção ao condutor quando este a ele se dirigir no final do exercício, sofrerá desconto de até 03 pontos.
Seção "C" - Proteção
Máximo de Pontos: 100
Condução sem guia até o assalto 05 pontos
Assalto 40 pontos
Repelir um ataque 40 pontos
Ação de morder e vigilância 10 pontos
Controle sobre o cão 05 pontos
Total 100 pontos
1-Condução sem guia para o assalto: (05 pontos)
Por indicação do juiz, o condutor leva o cão à linha central do campo, toma posição e retira a guia. A guia deverá ser colocada no bolso ou pendurada a tiracolo, mosquetão posicionado para o lado direito, oposto ao cão.
Sob comando o condutor e seu cão caminham a passo normal em direção ao esconderijo indicado. Se o cão não permanecer junto do condutor, o juiz ordena ao figurante que antecipe o ataque. Pelo fato de adiantar-se o cão perderá até 05 pontos. Uma avaliação parcial será feita quando o condutor e seu cão já tiverem percorrido, pelo menos, a metade da distância na posição correta.
2-Assalto - defesa ante um ataque surpresa: (40 pontos)
Por indicação do juiz o figurante efetua um ataque sem falar ou gritar (ou emitir qualquer som) contra o condutor e o cão. O cão deve repelir o ataque de forma enérgica e segura, mordendo de forma cheia e firme. Depois que o cão mordeu, o figurante lhe desfere dois golpes de vara forrada de couro, nos flancos ou na região da cernelha. É permitido ao condutor incentivar seu cão para a reação.
Por indicação do juiz o figurante termina o ataque e fica quieto, parado. O cão deve soltar imediatamente ou após um único comando "larga" e deve continuar vigiando atentamente ao figurante.
O condutor, por ordem do juiz, vai com seu cão até o final do campo e se esconde em um dos esconderijos, aguardando nova ordem do juiz.
3-Repelir um ataque com atitude vigilante seguida de imobilização: (40 pontos)
O juiz indica ao condutor que saia do esconderijo e dirija-se ao local indicado (linha central). O cão deverá estar preso na guia. Não deve receber nenhum tipo de estímulo e deve sentar-se tranqüilamente ao lado do condutor. Esta condição deve ser mantida até que se ordene repelir o ataque (com comando).
A uma indicação do juiz, o figurante abandona o esconderijo que se havia assinalado a uma distancia de 70 a 80 passos do condutor e cruza o campo em passo normal, em direção a linha lateral mais distante. O condutor ordena que ele pare e o figurante não cumpre a ordem. Ao invés, ataca frontalmente o condutor e o cão.
O juiz, imediatamente após o ataque, dá ao condutor a indicação de reagir. De imediato o condutor dá ao seu cão a ordem de atacar com o comando "vai" e permanece parado.
O cão deve partir para o figurante, pegá-lo mordendo-o com impulso, energia e firmeza, repelindo o ataque.
Uma vez que o cão o mordeu, o figurante depois de breves ameaças - sem porem desferir golpes de vara - deve suspender o ataque seguindo a indicação do juiz. Em seguida o cão deve largar sem comando, ou após um único comando "larga", e deve montar guarda atenta de modo a imobilizar o figurante.
Com ordem do juiz o condutor se aproxima do cão a passos normais. Com o comando "senta", colocá-o em posição básica. Se o cão já estiver sentado, é permitido confirmar a posição com o comando "senta". Em seguida o condutor coloca a guia no cão. Com o término do exercício o condutor se apresenta ao juiz.
O figurante abandona o campo. O juiz comunica a pontuação obtida.
4-Ação de morder e vigilância: (10 pontos)
A forma de morder é muito importante para a avaliação do trabalho de proteção. Em especial a forma de morder dá ao juiz a possibilidade de conhecer a qualidade do cão apresentado. A mordida, em todas as suas fases, deve ser "cheia", firme, enérgica, tranqüila e contínua. A avaliação da qualidade do cão, com base em seu comportamento ao morder, deve efetuar-se durante todo o trabalho de proteção.
Só poderá receber o pontuação total o cão que demonstrar autoconfiança, morder e subjugar com força e segurança, não reagir negativamente aos golpes que lhe são impostos, vigiar de perto, e observar as fases de imobilização e vigilância com precisão.
5-Controle sobre o cão: (05 pontos)
Somente cães que demonstrem estar totalmente sob o controle de seu condutor durante as ações de largar, ao acompanhá-lo durante a condução, que mostrarem um trabalho limpo e não conflitante, poderão receber o total da pontuação.
Fonte: ROTTRIO

